- Se já anda de bicicleta ótimo; porque vais precisar de
equilíbrio.
- Tem de ter paciência, reflexo e muita atenção.
- Matricule-se em uma auto-escola, se for pego pilotando sem
habilitação “A” serás multado e no momento da apreensão se não tiver pra quem
ligar para pilotar a moto de volta. Ela será recolhida pelo agente
fiscalizador.
- Use calçado baixo para sentir melhor as embreagens. Use
capacete com viseira porque poeira e mosquitos fazem parte da via e se entrar
nos seus olhos enquanto pilota - pode provocar um grave acidente.
- Escolhas bem o lugar onde vais treinar, se for um lugar bem
deserto - podes vir a ser assaltado.
- Precisas conhecer os componentes básicos de funcionamento
da moto; tipo onde fica a seta, onde acelera, onde é o freio de mão e o de pé.
Se tem gasolina o suficiente no tanque. Se os pneus estão cheios. Tem de estar com os documentos da moto em
dias.
- Toda vez que for mudar de marcha tem de apertar a embreagem
até o fim. Porem, quando achar o neutro - pode soltar a embreagem, mas se o
fizer estando de primeira a moto morre. Se ela morrer é só apertar o botão de
partida elétrica e na primeira marcha. A moto não anda no neutro.
- Para sair e parar a moto a regra é sempre usar a primeira
marcha.
Praticando
·
Coloque
o capacete adequadamente; segure a moto com as duas mãos, sinta seu peso e
equilibre. Se for baixinha depois de montada - tire o descanso e regule os
retrovisores.
·
Em
cima da moto com os dois pés no chão, gire a chave da moto para a esquerda para
ligá-la, aperte o botão vermelho à esquerda se for de partida elétrica.
Apóie-se no pé direito e com o esquerdo coloque no ponto neutro; a primeira
marcha sempre é pra baixo, o neutro fica depois da 1ª marcha - quanto chutá-la
o painel da moto ficará verde, se bater na marcha muito de vagar ela não vai.
Levante a mão esquerda para o examinador ver que conseguiu achá-la.
·
Aperte
com a mão esquerda a embreagem que fica do lado esquerdo até o fim e passe para
a 1ª marcha que é sempre pra baixo. Dê seta para a esquerda pra (sair) olhe pra
ver se tem passagem livre, acelere e vá soltando devagar a embreagem. Assim que
a moto andar solte a embreagem. Ande e pare. Ande e pare varias vezes para
treinar.
·
Dominada
a arte de sair e parar. Passe para a segunda marcha. Como? Acelere a moto,
depois pare de acelerar - aperte a embreagem até o fim e com o pé esquerdo bata
na marcha levantando-a. A primeira marcha é pra baixo, depois vem o neutro
subindo, a segunda, a terceira, a quarta, a quinta e se houver a sexta marcha é
sempre pra cima. Toda vez que chutar a
marcha ela só muda um nível.
·
Quando
for parar, dê seta para a direita, reduza a marcha para a primeira e coloque no
neutro e puche o descanso da moto. Quando for sair, seta pra esquerda e saia
sempre de primeira.