Desde juvenil aprendi a amar teatro
na igreja, e passei a adolescência participando de várias peças na escola e na
igreja. Na adolescência escrevi roteiro para peça escolar.
Ao apresentar nas redes social o make of do programa louvorzão ao Criador de abril, recebi uma enxurrada de versos contrários de Ellen White falando sobre o teatro dentro da igreja.
Ao apresentar nas redes social o make of do programa louvorzão ao Criador de abril, recebi uma enxurrada de versos contrários de Ellen White falando sobre o teatro dentro da igreja.
Quando lemos algo na Bíblia,
devemos nos perguntar: “Quem escreveu? Por que escreveu? Para quem escreveu?
Até quando vale essas recomendações ou profecias?” Com essas perguntas respondidas da para se conhecer o real contexto da mensagem passada. E se tratando da irmã Ellen
White o mesmo critério deve ser aplicado.
Por causa da consciência inquieta
de alguns ao meu derredor, fui pedir orientações eclesiásticas, a quem entende
mais desses assuntos.
Na época da irmã Ellen White, o
meio de entretenimento das massas e da corte era o TEATRO. Roteiros com base em
palavrões arrancavam gargalhadas das plateias. Roteiros com base sensual estimulava
os vícios das paixões carnais desenfreadas. Nesse contexto de teatro popular, Alguns
irmãos de fé tiveram a ideia de levar esse entretenimento para os cultos na
igreja.
Inspirada pelo Senhor, Ellen
advertiu a igreja que não deveria utilizar esse meio de comunicação dentro da
casa dEle. Mas, o teatro que ela combatia, era o de peças com roteiros fictícios
e sensual, que não tem elevo espiritual.
Concordo plenamente com as recomendações dela considerando o contexto teatral popular. Não se devem
ter peças de teatro na igreja que não eleve os expectadores a melhorar sua
condição espiritual. Os teatros que apresentamos, ou que escrevemos para a igreja de Deus; tem base espiritual. E são baseados em histórias da
vida real. Anália Calixta